Como acontece a visão

Como acontece a visão

Apesar de ser encarada pela maioria das pessoas como algo simples e automático, a visão possui um universo de curiosidades que começa na região da córnea (tecido transparente que cobre a pupila), passando pelo interior do globo ocular, até chegar ao cérebro. Nessa composição o elemento externo de maior influência é a luz, fator que, em conjunto com estruturas localizadas no interior dos olhos, nos leva a enxergar as cores e formas.

Primeiramente, a luz externa projeta-se nos objetos e segue em direção ao olho, onde irá incidir na córnea. Após atravessar a região corneana, o feixe de luz passa pela pupila e chega ao cristalino. Localizado no interior dos olhos, logo atrás da íris, o cristalino funciona como uma espécie de lente do olho que atua no processo de ajuste da imagem. Ao passar nessa lente, a imagem é projetada em células chamadas de fotorreceptores localizados na região posterior do globo ocular (retina). Esses receptores emitem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro através do nervo óptico.

O mais surpreendente em todo esse mecanismo que compõe a visão é que, embora envolva uma série de processos complexos, ele ocorre em milésimos de segundos. Ou seja, é algo instantâneo e imperceptível para a mente humana.

A grande responsável por controlar a intensidade da luz que adentra aos olhos é a pupila. Também conhecida como “menina dos olhos”, a pupila é observada externamente como um círculo escuro, localizada na região central dos olhos, que dilata (aumenta) em ambientes com baixa claridade e diminui em locais com luminosidade mais intensa.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) (http://cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_18.pdf)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.