Bancos de olhos ou bancos de tecidos oculares

Bancos de olhos ou bancos de tecidos oculares

Os bancos de olhos são responsáveis pela captação das córneas e, também, por sua conservação. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa. São supervisionados pelas Centrais Estaduais de Transplantes, não escolhem os receptores, pois todos são incluídos em uma lista de espera seguindo ordem cronológica de inscrição.

O método de obtenção de córnea é chamado de “hospitalar ativo”. Técnicos treinados procuram as famílias dos pacientes hospitalizados, recém-falecidos, e pedem pela doação. As campanhas e cartões de doação servem apenas de alerta para a existência do programa, mas na verdade apenas a família pode autorizar a retirada das córneas.

O processamento dos tecidos oculares, doados desde a retirada, precisa e deve ser executado pela equipe do banco de olhos, porque esta é a única maneira de garantir que os procedimentos serão feitos de maneira ética, com segurança, por profissionais capacitados, de acordo com as “Normas Médicas Internacionais” para este tipo de atividade e com a legislação em vigor.

Somente os bancos de olhos estão preparados para realizar o necessário controle de qualidade dos tecidos oculares doados, que serão distribuídos para transplante.

A distribuição é controlada pelos órgãos governamentais e é feita respeitando-se a ordem de inscrição do paciente na lista de espera. Não existe a possibilidade de que pacientes venham a “furar a fila” ou “serem favorecidos” por qualquer razão. Só em casos específicos, de comprovada emergência, previstos em lei, o paciente poderá ser transplantado de maneira imediata.

De acordo com a legislação e com o “Código de Ética dos Bancos de Olhos”, todas as informações sobre os doadores e sobre os receptores de tecidos oculares doados são sigilosas, devendo os bancos de olhos ter o compromisso de manter todos os registros em caráter confidencial.

Os tecidos oculares doados são utilizados para fins medicamentosos (de recuperação dos pacientes inscritos em lista de espera). A córnea, a esclera (parte branca do olho) e as células-tronco da córnea podem ser utilizadas com finalidade terapêutica. Cada doador pode beneficiar vários pacientes, se, além das córneas, a esclera e as células-tronco forem utilizadas (o que é rotina nos bancos de olhos). Os tecidos que, por algum motivo, não puderem ser utilizados em cirurgias, serão utilizados em pesquisas (aprovadas por Comissão de Ética) ou ensino.

Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual, por problemas de córnea, recuperem a visão. A doação é um ato humanitário!

Fonte: Revista Veja Bem – CBO (http://www.cbo.com.br/novo/geral/pdf/revista-01.pdf)

 

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.