O trauma ocular e a visão monocular

O trauma ocular e a visão monocular

Um dito popular diz que temos dois ouvidos, dois olhos e apenas uma boca para ouvir e observar mais do que falar. Sem discutir a sabedoria que se esconde em uma afirmativa como essa, você já parou para pensar qual seria o papel da duplicidade de ouvidos e olhos em uma construção tão magnífica como o corpo humano?

Embora seja possível ouvir com apenas um ouvido, quando ouvimos com os dois ouvidos o cérebro consegue entender melhor o som, identificando de onde ele vem, diferenciando som de ruído, e modelando a sua altura real. Enxergando com os dois olhos, temos uma condição semelhante: temos noção de profundidade, identificando o que está perto e o que está longe, e temos um campo visual maior também.

Algumas pessoas, por razão de um problema no desenvolvimento da capacidade visual de um olho durante o crescimento, de alguma doença adquirida ao longo da vida (como glaucoma, toxoplasmose ou tumores oculares), ou de um trauma ocular, perdem a capacidade visual de um de seus olhos, e com isso desenvolvem o que chamamos de cegueira unilateral ou visão monocular.

Uma pessoa com visão monocular perde a noção de distância, e por isso pode esbarrar em objetos, ter dificuldades para subir e descer escadas, atravessar ruas, dirigir, praticar alguns esportes e outras tantas atividades rotineiras que nos exigem visão de profundidade (chamada pelos médicos de estereopsia).

É importante destacar que muitas lesões graves, com potencial para deixar sequelas permanentes na visão, podem, inicialmente, não apresentar dor ou diminuição de visão. Dessa forma, sempre que um traumatismo ocular ocorrer, a melhor maneira de se prevenir o comprometimento dos olhos é procurar atendimento oftalmológico para a realização de exame adequado e um pronto estabelecimento de tratamento específico.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)/Edição 15.

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.