Acidentes oculares domésticos: como evitar?

Acidentes oculares domésticos: como evitar?

O olho é um dos sentidos mais importantes do corpo e demanda muitos cuidados. Porém, medidas simples podem, além de preservar a saúde dos olhos, evitar acidentes oculares domésticos. Mas, se o acidente for iminente, não hesite: procure um oftalmologista imediatamente!

Acidentes domésticos, geralmente, são ligados a acidentes com crianças. Isso porque os pequenos estão em fase de descobertas e querem tocar em tudo o que veem pela frente. Apertam, cheiram, comem, etc. Além disso, o ambiente doméstico abriga perigos em todos os cantos: podem estar na cozinha, se uma panela estiver com o cabo para fora do fogão ou uma faca esquecida em cima da bancada.

Diante disso, a atenção aliada a uma informação correta e precisa podem ser ferramentas muito úteis para prevenção de acidentes no lar; caracterizado, na maioria das vezes, como um local seguro.

Mas, muita atenção!

Sintomas como: ardência, vermelhidão, dores e inchaço nos olhos causados por lesões nem sempre aparecem logo após o acidente. Em alguns casos, eles demoram um espaço maior de tempo para se manifestar. Por isso, é fundamental procurar um oftalmologista sempre que houver um acidente ocular, por mais simples que pareça, só este profissional poderá avaliar a gravidade do caso, diagnosticar com precisão os danos causados e indicar o tratamento adequado.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)/Edição 15

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.