O que são e como funcionam as lentes multifocais (de contato e intraoculares)

O que são e como funcionam as lentes multifocais (de contato e intraoculares)

As chamadas lentes multifocais ou progressivas são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo “muitos focos” ao usuário, através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos (para perto e longe). Para as pessoas com idade acima de 40 anos, que sofrem com a presbiopia, as lentes multifocais são indicadas por oferecer praticidade, modernidade e valor estético. As opções de lentes multifocais são diversas, variando no material, tratamento prescrito, preço e tecnologia.

Lentes de contato multifocais

Além dos óculos, as lentes de contato multifocais também podem ser usadas para corrigir a presbiopia, com potencial para criar múltiplos níveis de correção da visão. Elas podem ser encontradas nas formas:

SIMULTÂNEA: nas versões rígida e gelatinosa. Permitem que o olho focalize objetos de perto e de longe ao mesmo tempo. Isso porque essa lente possui áreas com diferentes tipos de correção que se alternam; o cérebro aprende a selecionar que lente é a mais adequada, de acordo com o objeto que se está olhando.

TRANSLAÇÃO: ou de visão alternada, disponível na versão rígida. Possui duas áreas diferentes de poder refrativo. A metade superior da lente é usada para a visão distante, enquanto que a metade inferior é usada para enxergar objetos próximos. Recomendadas para atividades como direção e leitura. Porém, essa não é a melhor opção para quem trabalha com computadores e ocupam funções em que é necessária a visão a meia distância.

HÍBRIDA: este tipo de lente multifocal combina lente gelatinosa, em forma de anel, com a lente rígida por dentro. Os pacientes que usam esse tipo de lente, geralmente, são os que têm uma visão melhor quando usam lentes rígidas. O usuário terá a mesma qualidade de visão, com menor tempo de adaptação em relação às lentes rígidas.

As lentes de contato multifocais também podem ser encontradas na forma tórica, indicada para as pessoas que, além da presbiopia, apresentam um grau alto de astigmatismo.

É importante ter paciência no período de adaptação das lentes de contato multifocais. Há uma variação de modelos de lentes, por isso, caso uma não funcione, outros tipos podem ser experimentados. A ajuda do oftalmologista é importante neste período.

Fatores a serem considerados ao optar pelo uso de lentes multifocais:

Graus baixos de adição de perto são mais facilmente adaptáveis com as lentes de contato multifocais. Quando o grau é mais alto, a lente bifocal de translação é a mais indicada; a dica é evitar a multifocal asférica. Pessoas com mais idade e com adição para perto acima de 65 ou 70 anos, geralmente, não têm o melhor perfil para esse tipo de lente.

O tamanho da pupila também é levado em consideração pelo oftalmologista na escolha do tipo de lente de contato multifocal a ser usado. Pacientes com pupila grande podem não se adaptar bem a lente asférica, por exemplo, preferindo usar a lente bifocal de transição.

As lentes de contato multifocais não vão proporcionar uma visão tão nítida e confortável quanto os óculos multifocais ou óculos só de longe ou só de perto. Mas proporcionam uma visão nítida para a maioria das atividades cotidianas, dando um fim à dependência dos óculos.

LENTE INTRAOCULAR

As LIOs também podem ser usadas para correção da presbiopia:
• Multifocais: dois pontos de foco distintos (longe e perto). Mas um dos efeitos colaterais é a presença de reflexos em volta das luzes, principalmente à noite.
• Acomodativas: têm esse nome por simular o movimento natural do cristalino, acomodando-o.

Geralmente usada nas cirurgias para eliminar a catarata, a lente intraocular multifocal é considerada a evolução das lentes intraoculares. Elas foram desenvolvidas para fazer a vez do cristalino artificial. A visão tem qualidade que varia entre perto (para leitura), longe e média distância. Estas lentes permitem a correção total da visão (perto e longe), proporcionando independência para maioria dos pacientes que usavam óculos.

A escolha da lente é feita pelo oftalmologista e pelo paciente antes da cirurgia; ela não deve ser trocada após a sua implantação.

TÉCNICA CIRÚRGICA PARA INSERÇÃO DA LENTE

O implante das lentes multifocais proporciona ao paciente mais qualidade de vida, já que pode permitir a prática de atividades comuns, como: ler um livro ou menu de restaurante, dirigir ou praticar esportes, sem a dependência do uso de óculos. Segundo estudos clínicos, a maioria dos pacientes que implantaram este tipo de lente deixou de utilizar óculos em suas atividades diárias.

Outro benefício da lente é a proteção contras os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e da luz azul, que podem prejudicar a visão, em função do filtro amarelo utilizado na lente. No entanto, as multifocais são as mais indicadas por permitirem a correção total da visão (tanto para longe quanto para perto) e serem capazes de promover a independência definitiva à maioria dos pacientes que antes utilizavam óculos.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.