Como cuidar do olho seco

Como cuidar do olho seco

Sensação de areia nos olhos, piscadas constantes, incômodo. Quem já sentiu isso sabe bem o quanto a sensação é ruim. Quando isso não é um incômodo momentâneo, mas sim algo frequente e duradouro, se transforma em um problema capaz de impactar a rotina e prejudicar a realização de atividades do dia a dia.

O tipo de olho seco mais popular é o chamado ambiental ou ocupacional, que surge em função do número de horas que se passa à frente do computador trabalhando, estudando ou jogando, ou pela permanência prolongada em locais com ar-condicionado. Apesar da produção normal de lágrimas e de sua qualidade, as condições ambientais fazem com que as lágrimas evaporem rapidamente e não consigam exercer seu papel.

Dr. Sergio Felberg falou sobre o tratamento para o olho seco. “As opções são muitas, mas o que normalmente vem à cabeça das pessoas são os lubrificantes oculares. Alguns pacientes perguntam se podem chegar à farmácia e escolher um lubrificante ou mesmo seguir a orientação do balconista. A resposta é não! Os colírios lubrificantes não são todos iguais. Eles têm fórmulas e indicações diferentes, de acordo com o tipo de olho seco, conforme vimos aqui. A indicação deve ser feita pelo médico oftalmologista”, orientou.

Além dos lubrificantes, há outros tratamentos para o olho seco, como a oclusão do ponto lacrimal, uni procedimento no qual o médico oftalmologista tampa o ponto lacrimal, para reter a umidade da lágrima sobre o olho.

“Apesar de incomodar bastante e prejudicar a qualidade de vida do paciente, a maioria dos casos de olho seco não é grave, nem leva à cegueira”, frisou Dr. Sergio Felberg.

O olho seco pode causar desconfortos. Ao sentir qualquer um dos sintomas descritos, é importante consultar um médico oftalmologista para que o colírio correto seja prescrito e haja o alívio dos sintomas. Evite utilizar o colírio de outras pessoas, ou até mesmo comprar por indicação. O diagnóstico do olho seco acontece durante a consulta com o médico oftalmologista, que por meio de exames específicos pode identificar o problema e indicar o tratamento. Cuide da sua saúde ocular!

Pensar em olho seco passa necessariamente por pensar em lágrima. Mas, afinal de contas, para que servem as lagrimas?

• Lubrificar a superfície dos olhos

• Permitir que o ato de piscar aconteça sem incômodo

• Limpar as estruturas oculares

• Proteger os olhos de infecções

• Contribuir para a nitidez da visão

• Nutrir e proteger os tecidos oculares

Ao contrário do que muita gente pensa, a lágrima não é água: ela é uma mistura de proteínas, eletrólitos, fatores de crescimento e hormônios. Dr. Sergio Felberg frisou que não existe nada no mercado que seja igual à lágrima: o que existem são lubrificantes oculares, mas esses colírios não são lágrimas artificiais.

Será que todos os pacientes que têm olho seco apresentam o mesmo problema? Nosso convidado explicou que não.

O olho seco pode ocorrer corno consequência da redução da produção de lágrimas, seja em função do envelhecimento natural, seja em função do uso de alguns tipos de medicamentos, ou ainda em consequência de algumas doenças que afetam as glândulas lacrimais, responsáveis pela produção das lágrimas„ como a Síndrome de Sibgren.

Também pode ocorrer o olho seco em função da alteração da composição da lágrima, e não de seu volume. Isso acontece principalmente em pacientes que apresentam uma inflamação na pálpebra, chamada de blefarite, uma vez que a quantidade de lágrima é normal, mas a qualidade é ruim.

Existe uma outra situação na qual a qualidade da lágrima é boa, mas a pessoa perde a capacidade natural de aumentar o lacrimejamento quando é necessário (chamado de reflexo de defesa). Isso acontece com diabéticos, pacientes que tiverem herpes ocular ou hanseniase, por exemplo.

Também vemos olho seco em pessoas que têm algum tipo de paralisia facial, e que têm alguma dificuldade para piscar (com isso, a lágrima se evapora rapidamente).

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.