Por que no inverno meu olho lacrimeja mais?

Por que no inverno meu olho lacrimeja mais?

No inverno, com o ar mais frio e seco, há uma evaporação maior da lágrima. Para se proteger dessa agressão, o olho lacrimeja. Em algumas pessoas somente um olho lacrimeja com o frio.

O lacrimejamento faz com que o indivíduo passe a mão nos olhos com mais frequência. Esse ato não é bom: – primeiro porque nem sempre as mãos estão limpas. E depois, o ato de esfregar as mãos nos olhos altera a superfície da córnea.

Posso abrir os olhos e lava-los com água?
Não convém. O uso de água de torneira para lavagem ocular é um hábito cultural brasileiro, que pode acarretar infecção ocular. Aqueles que fazem uso desse tipo de produto podem estar expostos à contaminação por fungos, bactérias e parasitas.

Uma das infecções corneanas mais temidas é a causada pela Acanthamoeba, uma ameba de vida livre cuja infecção ocorre com mais frequência após trauma corneano, exposição à água de torneira e uso de lentes de contato.

Mas então o que usar? 
Apesar de lacrimejarem, o ideal é colocar um colírio lubrificante, receitado pelo oftalmologista.

Posso usar Soro Fisiológico?
Sim, mas se for usar soro fisiológico, prefira os frascos pequenos (flaconetes), em dose única. Despreze após o uso, pois a demora no consumo propicia a proliferação de microrganismos.

E água boricada?
Não é indicado. O uso tópico de ácido bórico com efetividade fungicida e antisséptica ocular em concentrações até 5% como são manipulados, não tem comprovação. Além disso, os frascos de água boricada são usados de maneira inadequada, levando a contaminação: muitos pacientes usam o produto aberto por longo período, para diferentes condições oculares e diversas pessoas compartilhando o mesmo frasco.

Pode também causar reações alérgicas na pele.

Procure seu oftalmologista para prescrição de colírios, e não use colírios indicados por amigos e balconistas de farmácia.

Fonte: SOBLEC  – Dr Newton Kara José e Regina Carvalho– (http://soblec.com.br/por-que-no-inverno-meu-olho-lacrimeja-mais)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.