Cores e visão

Cores e visão

As células fotorreceptoras localizadas na retina são denominadas de cones e bastonetes. Cada olho possui 6 milhões de cones e 120 milhões de bastonetes.

Os cones são divididos em três grupos e são responsáveis pela visão de cores (vermelha, verde e azul). Indivíduos com algum tipo de deficiência nos cones podem, por exemplo, apresentar problemas como daltonismo, condição em que há dificuldade de perceber determinadas cores.

Os bastonetes, por sua vez, atuam na visão periférica (visão pouco nítida onde é possível perceber a presença de objetos em movimento). Com eles é possível captar imagens em preto e branco em ambientes com pouca luz.

As cores percebidas pelo cérebro partem de uma combinação de três fatores. São eles: a fonte da luz, o objeto no qual a luz está sendo refletida e a capacidade do olho de perceber, mais ou menos, determinada cor.

Quando compreendemos todos os detalhes que envolvem o processo da visão, torna-se mais evidente o papel fundamental de cada minúscula estrutura presente em nossos olhos.

Esse conhecimento também deixa claro a importância dos exames de rotina com o médico oftalmologista para investigar se a saúde ocular está em dia.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) (http://cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_18.pdf)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.