Atenção: O uso de lentes de contato requer cuidados diários

Atenção: O uso de lentes de contato requer cuidados diários

A cada dia tomamos conhecimento de mais casos trágicos relacionados aos cuidados dos olhos, nos quais uma pessoa negligencia os sinais do próprio corpo e acaba sofrendo as consequências.

O olho é uma estrutura complexa e qualquer problema relacionado a ele deve ser examinado o mais rapidamente por um oftalmologista. O balconista da farmácia, o vizinho, a comadre e até mesmo outros profissionais da saúde não têm condições de avaliar sem os equipamentos adequados e a experiência no assunto, a fim de descartar ou confirmar problemas relacionados aos olhos.

Se o uso dos óculos de forma errada já traz inconvenientes, imagine uma lente de contato que, como seu próprio nome diz, está em “íntimo contato” com a superfície ocular, mais precisamente com a córnea e com a conjuntiva. A lente de contato é segura, desde que sejam observadas todas as regras, que são muitas!

A seriedade em seu uso deve ser diária e constante. Não permite vacilos com o armazenamento, higienização e manuseio.

Mas, algumas pessoas têm a inclinação para desafiar as estatísticas, porém quando algo acontece, é muito difícil reverter satisfatoriamente e de novo a estatística é lançada como dados no tabuleiro. Lembrem-se, o olho é uma estrutura delicada. Os casos drásticos dentro da oftalmologia são raros, mas as pessoas devem sempre se manter vigilantes e atentas aos sinais do corpo, em especial os olhos. Há doenças que podem levar à perda da visão, principalmente pelo uso inadequado das lentes de contato. Saibamos nos policiar, respeitar regras e principalmente nosso próprio corpo.

 

 

 

 

Dra. Erika Christina Canarim Martha de Pinho. CRM: 91761

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.