Você que vai à praia, esquiar, andar de cavalo, ir na piscina do clube, enfim, expor-se ao sol, deve proteger seus olhos.
Mas por que?
O Sol emite raios ultravioletas A, B e C. Os raios ultravioletas C são bloqueados pela camada de ozônio, por isso também a importância de preservarmos essa camada. Os raios ultravioleta A e B causam malefícios aos olhos como: Catarata (opacificação do cristalino), pterígio(membrana vascular localizada na conjuntiva , que invade a córnea em direção à pupila) , alterações na retina , queimadura de córnea entre outras alterações.
Mas, o fato do óculos ser de cor escura não significa que também irá proteger dos raios UVA e UVB. Para isso, é necessário que tenha uma garantia, um selo provando ter proteção UVA e B ou UV – proteção ampla. Então, primeira dica: Só compre óculos escuros com garantia de proteção aos raios UVA e UVB.
Os óculos solares comuns reduzem o brilho direto da luz visível, mas não reduzem o brilho refletido. Se você quer reduzir o brilho refletido, como por exemplo, da neve, deve usar lentes polarizadas. As lentes polarizadas são lentes que além de proteger os olhos e dar conforto, também fornecem proteção contra o brilho, ou seja, eliminam o reflexo incômodo que atrapalha a visão no caso de um dia ensolarado, suprimindo a radiação refletida da água, neve, asfalto ou superfícies metálicas.
São indicadas para as pessoas que permanecem muito tempo ao ar livre e atletas em busca de alta performance nas mais diferentes modalidades esportivas, como: corrida, skate, motocross, snowboard, ski, ciclismo, mountain bike, etc.. Com relação as armações, para os óculos escuros, prefira de plástico acetato e evite as de metal, que oxidam e acumulam calor provocando alergias.
Além disso, os óculos devem ser confortáveis no rosto, não devem apertar ou deixar marcas no nariz, nas têmporas e nas maçãs do rosto.
Fonte: SOBLEC – Dr. Newton Kara José e Regina de Souza Carvalho (http://soblec.com.br/ferias-chegando-cuidados-na-compra-dos-oculos-escuros)