Devo fazer um exame de vista no meu filho antes da alfabetização?

Devo fazer um exame de vista no meu filho antes da alfabetização?

Algumas escolas já preconizam três exames antes da alfabetização: avaliação com o pediatra (para saber se está bem de saúde), o exame oftalmológico e o de audição. Mas, por quê? Para que a criança possa utilizar toda a sua capacidade visual e auditiva nessa fase importante.

A criança não sabe informar se está ouvindo ou enxergando bem, e caso não esteja, pode apresentar falta de atenção e concentração na escola, tornar-se dispersiva, preguiçosa e distraída, anotar errado as tarefas, levando a um baixo rendimento escolar.

Lembrando: 85% do contato com o mundo ocorre através visão.

Exame de visão na criança: Existe um livro “Óculos para Luzia” que narra a problemática da criança que não enxerga bem por falta de óculos. O livro conta a clássica história de uma menina que, até começar a usar os óculos, sempre confundia as pessoas e as coisas e copiava tudo errado. Fatos como esse são observados com frequência.

O exame oftalmológico (que verifica o olho e a visão) é muito importante, não só na fase de alfabetização, mas no decorrer da vida estudantil. A criança deve ser avaliada nas diversas idades e o exame deve ser feito em cada olho separadamente, pois se tiver um déficit em um olho só, não perceberá quando ambos estiverem abertos. Qualquer diferença na qualidade das imagens transmitidas pelos dois olhos ocasionará em baixa visão.

Para saber se seu filho enxerga com cada olho e se necessitará de óculos, leve-o ao oftalmologista, único profissional capacitado para examinar os olhos, para receitar óculos, diagnosticar e tratar doenças oculares. E se a criança tiver que usar óculos?

Caso necessite de óculos, procure estimula-la com palavras positivas, reforçando o uso. Depois, leve-a em uma ótica com armações adequadas para crianças.

As armações infantis devem ser resistentes ao impacto, leves, confortáveis, sem que estejam soltas no rosto e nem apertadas no nariz ou atrás da orelha. O material mais utilizado para armações infantis é o policarbonato.

Para crianças menores, o ideal é que as hastes sejam presas na orelha, permitindo que a criança faça todos os movimentos sem medo de cair a armação.

Verifique sempre as condições da armação no rosto da criança, pois com o crescimento podem se tornar pequenas e inadequadas.

As lentes dos óculos das crianças devem ser leves, resistentes ao impacto, sem distorções ou aberrações e que protejam dos raios ultravioleta A e B. As lentes dos óculos devem ser trocadas quando muito arranhadas, pois a criança não conseguirá enxergar corretamente.

Nos casos de ambliopia (olho preguiçoso), quando a criança necessitar usar tampão , evite colar o tampão na lente, preferindo fixá-lo na armação dos óculos ou no rosto da criança.

Observação: Convém fazer um óculos reserva.

Por isso, use os óculos conforme orientação médica.

Fonte:  SOBLEC – Regina Carvalho e Dr Newton Kara José (http://soblec.com.br/devo-fazer-um-exame-de-vista-no-meu-filho-antes-da-alfabetizacao)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.