Coçar os olhos pode ser prejudicial à saúde ocular

Coçar os olhos pode ser prejudicial à saúde ocular

Por detrás de um hábito simples e corriqueiro, esconde-se um perigo: esfregar os olhos é realmente muito prejudicial à própria visão. Em primeiro lugar, o ato de coçar qualquer parte do corpo só leva a aumentar a coceira e não alivia os sintomas. Quando coçamos os olhos, causamos um trauma na superfície do olho e mais diretamente sobre a córnea, que é a primeira lente do olho, como se fosse o vidro de um relógio.

De acordo com a intensidade desse trauma e a característica genética individual, pode ser causada uma deformidade na córnea, gerando um astigmatismo progressivo, com característica irregular e assimétrica. Esse tipo de astigmatismo não é como o convencional, é um tipo de astigmatismo chamado de ceratocone.

Se a causa da coceira não for detectada e seu tratamento não for efetivo, o astigmatismo regular vai aumentando, podendo prejudicar bastante a visão, necessitando de algum tipo de procedimento ou uso de lentes de contato para restabelecer a visão.

Portanto, lembre-se: esfregar os olhos, nem que seja apenas no cantinho ou só por fora, é conveniente para saúde dos seus olhos. Evite esse hábito o máximo que puder e procure sempre um oftalmologista para ajudá-lo.

 

 

 

 

Dra. Erika Christina Canarim Martha de Pinho. CRM: 91761

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.