A relação entre médico e paciente, normalmente, se resume aos diagnósticos, exames e procedimentos de atendimento. Mas, muitas vezes, o paciente não busca apenas uma solução prática e pré-estabelecida. Ele enxerga o profissional como uma fonte eficaz, amigável e confiável para ajudar em diversos aspectos.
Por isso, os relatos sobre sintomas, situações e suposições da origem do problema, até mesmo dificuldades vivenciadas na vida pessoal, são ditas nas consultas. É claro, existem especializações médicas e psicoterápicas para cada situação, porém, a fragilidade emocional é um fator evidente em pessoas que apresentam algum tipo de problema de saúde.
A humanização do atendimento médico pode trazer vários benefícios para o paciente. O sentimento de acolhimento é fundamental para trazer forças e quebrar as barreiras da relutância que muitos estabelecem para evitar auxílio e intervenção médica, seja por medo ou falta de informação. A partir do momento em que existe um conforto, atenção e preocupação do especialista em ouvir o que realmente o paciente quer dizer, o contato entre ambos se torna mais humanitário.
Assista ao premiado vídeo “O Outro Lado”, de Elen Nishimoto e Erica Ronconi, que aborda a importância desta relação humanizada entre médico e paciente. O filme foi apresentado no XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa de 2018, sendo aplaudido de pé pela plateia: