A linguagem usada por médicos especialistas muitas vezes precisa ser decifrada para que haja compreensão por parte dos pacientes que buscam atendimento médico. Isso acontece por causa das peculiaridades da comunicação que cada profissão exige.
O material a seguir tem como objetivo esclarecer o significado de algumas palavras usadas em consultórios. Aproveite para entender um pouco mais sobre algumas expressões, na área da Oftalmologia, e ter uma comunicação mais fácil com seu médico.
ABERRAÇÃO ÓPTICA: Defeito no modo como um sistema óptico forma as imagens, resultando na falha da formação de uma imagem perfeita de um objeto.
AMAUROSE CONGÊNITA DE LEBER: É uma doença degenerativa hereditária rara que provoca alterações graduais na retina, gerando perda grave da visão desde o nascimento, além de se associar com outros problemas oculares como sensibilidade à luz ou ceratocone, por exemplo.
CEGUEIRA: Ausência de sensações e estímulos visuais. Existem vários estados de cegueira, sendo a cegueira total quando há falta total de percepção visual de forma e luz.
CORIORRETINITE MACULAR: É uma cicatriz localizada na área central da retina chamada de mácula. Pode ser causada por várias doenças, como por exemplo toxoplasmose. Além da perda da visão central, a pessoa pode apresentar dificuldades para ver detalhes de objetos e cansa os olhos facilmente em tarefas de leitura, visibilização de figuras e de objetos pequenos.
GLICEMIA: Concentração de glicose no sangue. Açúcar branco, batata inglesa e arroz branco são considerados de alto índice glicêmico, ou seja, fazem a glicemia subir rapidamente. Já o centeio, a cevada, a aveia, as massas, a batata doce, o feijão, todos os vegetais e a maioria das frutas têm baixo índice glicêmico.
HIPOGLICEMIA: Baixo nível de glicose no sangue, ocorre quando a pessoa fica longos períodos sem comer ou quando toma insulina em excesso.
INSULINA: Hormônio produzido no pâncreas que coloca a glicose para dentro da célula, diminuindo a glicose no sangue.
RETINA: Camada mais interna, das três que revestem o olho. É constituída de tecido nervoso, capaz de captar os estímulos luminosos a serem transformados em imagens.
SISTEMAS ÓPTICOS: Todos os conjuntos de componentes ópticos, equipamentos que ajudam a enxergar. Exemplos: prismas, espelhos e lentes.
Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) (http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_14.pdf)