O que é considerado deficiência visual?

O que é considerado deficiência visual?

Quando uma pessoa, apesar de estar sendo submetida a um tratamento médico oftalmológico ou usando óculos, apresenta redução ou ausência visual, caracteriza-se a deficiência visual. Mais especificamente, para visão reduzida dá-se o nome de baixa visão e quando não há visão, cegueira.

No mundo há uma diversidade de pessoas, cada um tem sua maneira de perceber o mundo. Indivíduos com baixa visão, ou visão subnormal, também têm uma característica peculiar, no sentido visual, de captar o mundo. Mas, a diferença é que ele possui habilidades e limitações visuais. Uma pessoa com visão subnormal apresenta uma acuidade visual (capacidade de ver detalhes) abaixo de 20/200 ou 0,1 (Tabela de Snellen), ou campo visual inferior a 20o (visão tubular) ou ambos.

Visão tubular:

Uma sensação de que há um tubo a frente, sem visão das laterais. A pessoa com visão tubular costuma tropeçar e esbarrar em objetos, por não ter visão periférica, com prejuízo na realização de atividades rotineiras. É possível que a retina e a acuidade visual estejam funcionando bem durante o dia, mas piora à noite, com a falta de iluminação.

Não se pode confundir baixa visão com cegueira!

Diferente do cego, o sujeito com baixa visão ou visão subnormal consegue ler materiais impressos quando ampliados com ajuda de lentes especiais. Quando uma pessoa tem uma visão muito reduzida ou não tem visão nenhuma, o recurso é baseado na substituição. É usado o método de escrita e leitura em Braille, uso de bengala junto com orientação e mobilidade ou uso de recursos tecnológicos, como softwares com sintetizador de voz.

Fonte: Revista Veja Bem – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) (http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_14.pdf)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.