A alergia ocular geralmente ocorre quando o paciente entra em contato com o “gatilho”, que é o componente desencadeante da alergia, que pode ser desde pó, poeira, ácaros, mofo, pólen, pelo de cachorro, perfumes, material de limpeza até mudanças.
Muitas vezes quando o paciente vai viajar, entra em um quarto de hotel que pode conter poeira, ácaro, mofo e desencadear uma crise de alergia ocular
A alergia ocular não tem cura, mas tende a melhorar com tratamento adequado e o passar do tempo.
Quais são os sintomas de alergia ocular:
A alergia ocular atinge entre 15% a 20% da população mundial, afetando as pálpebras e a córnea e tendo sua maior incidência em pessoas que já sofrem com algum outro tipo de alergia, como asma, rinite e sinusite1.
Os sintomas de alergia ocular são similares aos dos vários tipos de conjuntivite: coceira nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, aflição a luz (fotofobia) e inchaço das pálpebras. Alguns casos, principalmente se o paciente esfregar muito os olhos, pode vir acompanhado de visão embaçada e dor.
Além da causa, o que difere a alergia ocular das conjuntivites infecciosas é o tempo de duração dos sintomas, que em casos de conjuntivite infecciosa duram de uma a duas semanas, e na forma alérgica, com administração do anti-histamínico, já no segundo dia os sintomas tendem a diminuir1.
Em caso de crise de alergia ocular, o que devo fazer?
A principal medida que o paciente alérgico deve tomar é evitar ao máximo, contato com o componente desencadeante da crise.
1- Evite esfregar os olhos.
2- Faça compressas de água fria (não gelada), com algodão ou gaze.
3- O ideal é conversar com seu oftalmologista e solicitar um colírio antialérgico para levar na viagem. Se não estiver com o colírio antialérgico em mãos, use colírio lubrificante algumas vezes ao dia.
4- Durante o banho, lave a região dos cílios com shampoo infantil diluído em água.
5- Procure um oftalmologista para iniciar o tratamento médico.
Cuidados a serem tomados em casa :
1) manter a casa sempre limpa e arejada, sem pó, poeira e mofo.
2)forrar os colchões, cobertores e travesseiros com tecidos impermeabilizantes. Lavar os cobertores pelo menos uma vez ao mês.
3) retirar tapetes, carpetes, bichos de pelúcia e cortinas do quarto de dormir.
4) evitar animais domésticos como cachorros, gatos, passarinhos.
5) evitar alimentos industrializados com corantes e conservantes.
6) evitar ambiente com fumaça de cigarro, charuto, cachimbo.
7) evitar permanecer em ambientes com tintas e solventes.
8) cuidado com os perfumes e maquiagens.
9) se for usuário de lentes de contato, limpar as lentes diariamente e descartar conforme orientação do fabricante.
10) evitar abrir a janela nas primeiras horas da manhã, caso more em região com muito pólen e não andar na grama logo após ser aparada.
Fontes: SOBLEC Regina de S. Carvalho e Dr. Newton Kara José (http://soblec.com.br/crise-de-alergia-ocular-durante-a-viagem)
Fonte consultada : http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/alergias-oculares–a-prevencao-como-base-do-tratamento.php