A curva-base (CB) é o raio de curvatura central posterior da lente de contato, que se ajusta sobre a superfície da córnea. Para saber qual a curva-base da lente que você irá usar, é necessário um exame que meça a curvatura da superfície anterior da córnea, chamado de “Ceratometria” .
Essa medida é fundamental para adaptação de lentes de contato, pois o conhecimento prévio da curvatura da córnea serve de parâmetro para a escolha da curvatura da lente de contato que ficará sobre a córnea.
O aparelho que mede a curvatura anterior da córnea, chama-se ceratômetro, mas existem outros aparelhos. Os mais usados são: topógrafo (avalia a superfície anterior da córnea, sua curvatura e forma), o autorefrator, o orbscan (fornece um mapa tridimensional da córnea; ele avalia a córnea, em todos os seus aspectos: curvaturas anterior e posterior e espessura) e o pentacan.
Possuir o conhecimento da anatomia da córnea permite ao oftalmologista escolher a lente mais indicada para o paciente e adaptar a que cause menor dano a córnea, as pálpebras e a visão.
Se a lente sai do lugar, pode ser por não estar de acordo com a curvatura da sua córnea. Mas também pode ser outros motivos:- lente invertida, conjuntivite papilar gigante, bordas alteradas. Procure o seu oftalmologista quando for usar lentes de contato ou quando tiver alguma dúvida.
O único profissional que pode adaptar uma lente de contato é o Oftalmologista!
Ele está apto a medir a curvatura da córnea, verificar a espessura, o diâmetro e o grau ideal da lente, além do material a ser adaptado.
Fonte: SOBLEC – Dr Newton Kara José e Regina de S. Carvalho (http://soblec.com.br/comprei-uma-lente-de-contato-na-optica-e-ela-nao-fica-no-meu-olho-sai-do-lugar-o-tempo-todo-por-que)