Os benefícios dos óculos escuros para sua saúde visual

Os benefícios dos óculos escuros para sua saúde visual

O verão é maravilhoso! Seu clima quente favorece a prática de atividades ao ar livre. Como coincide com o período de férias escolares, é muito comum ver famílias interagindo juntas, planejando viagens, visitando parques, praias ou simplesmente praticando caminhadas ou corridas.

Estas práticas são excelentes para a saúde do corpo e da mente, mas é preciso tomar cuidado e sempre proteger seus olhos dos prejudiciais raios ultravioletas (UV). A falta de proteção adequada pode facilitar o aparecimento de doenças como a catarata, pterígio, lesões na retina, entre outras.

O uso dos óculos escuros

Para proteger sua visão é fundamental o uso dos óculos escuros com filtro UV. Isso mesmo, mais do que um acessório de beleza, este amiguinho vai proteger sua visão da ação nociva destes raios, agindo como uma espécie de filtro de luminosidade.

Muito cuidado

Devido ao comércio ambulante, muitos dos óculos encontrados nas ruas não recebem este filtro. Fique atenta a origem de seus óculos, pois seu uso indiscriminado, sem a proteção UV, representa perigo maior do que simplesmente não usar nada. Suas lentes escuras fazem com que a pupila se dilate e receba os raios diretamente, aumentando as chances de degeneração macular.

Onde comprar os seus óculos então?

São inúmeras opções de óculos escuros disponíveis em estabelecimentos especializados. Você irá encontrar um modelo que é a sua cara e de acordo com o seu orçamento.

Então, vá até uma ótica e prove o maior número de óculos que puder. Sim, essa, e somente essa, é a hora de pensar na estética. Portanto, sem pressa!

Após esta escolha, confira com o vendedor se o modelo possui o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), seu certificado de garantia e proteção UV.

Pronto! Você adquiriu lindos óculos escuros por um preço justo. Mais do que isso, recebeu também um aliado que irá proteger a sua visão enquanto aproveita o máximo do verão com sua família.

Importante:

1- Crianças também devem utilizar os óculos escuros.

2- Você deve usar óculos escuros com proteção UV sempre que sair ao ar livre e não somente no verão.

3- O uso também é recomendado em dias nublados, pois também somos afetados pelos raios UV nestes dias.

4- É possível adicionar grau nos óculos escuros. Consulte o seu oftalmologista!

5- Mesmo com o certificado do Inmetro de qualidade e proteção UV, os óculos escuros servem apenas para proteção da luz indireta do sol. Jamais olhe diretamente para o sol, pois mesmo com a proteção, sua luz direta é muito agressiva.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) (http://www.jotazerodigital.com.br/os-beneficios-dos-oculos-escuros-para-sua-saude-visual.php)

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.